B&A GESTION

Porto de Le Havre

Na Beira do Cais

NBC-07.007

porto de le havre : tráfego dos sete primeiros meses

O tráfego do porto de Le Havre nos sete primeiros meses alcançou 46,2 milhões t, um aumento de quase 8%. No período de janeiro a julho, o frete de contêineres ficou em 15,1 milhões t, + 27,5% e 1.509 mil TEUs. Os granéis sólidos avançaram 34,1%, totalizando 2,7 milhões t, graças ao bom desempenho do carvão, + 58% e 1,5 milhões t, desde janeiro. Os granéis líquidos recuaram 1,8% no acumulado, com 27,2 milhões t desde o inicio do ano.

msc heidi no cais de bougainville

Em agosto, o MSC Heidi movimentou mais de 6.700 TEUs, ultrapassando o recorde anterior estabelecido no inicio do ano pelo MSC Pámela, quando movimentou 5.332 TEUs. Durante a escala no cais de Bougainville, os operadores do MSC Heidi movimentaram 4.176 contêineres. O navio do segundo armador mundial tem capacidade para 8.900 TEUs, comprimento de 332m e 43m de boca. O MSC Heidi conecta a China, a Arábia Saudita e a Europa. 

primeira escala dos cma cgm herodote e cma cgm homere

Os armadores CMA CGM e Marfret inauguraram recentemente a linha norte do Brasil - Guiana - Europa com seis porta-contêineres de 1.700 TEUs. Os navios embarcaram 480 TEUs reefers, com capacidade para 5.200 toneladas de frutas. A rotação faz escala em Cadix, Leixões, Roterdã, Tilbury, Rouen, Le Havre, St Martin, Port of Spain, Degrad des Cannes, Belém, Fortaleza e Natal.

escalas novas

Os armadores Evergreen e OOCL levaram recentemente os seus mais novos porta-contêineres para o porto de Le Havre. O Ever Chivalry e o Hatsu Crystal para Evergreen e o OOCL Southampton com capacidade de 8.000 TEUs, efetuaram rotações entre a Ásia a Europa do Norte e têm 14,5 de calado, 334m de comprimento para o maior deles e 42m de boca.

No dia 6 de junho foi entregue o Höegh Bangcok ao armador norueguês Höegh Autoliners. O navio PCC Pure Car Carrier de 200m de comprimento e capacidade para 6.500 carros fez escala no Centro RoRo em agosto para movimentar 313 veículos. O Höegh Bangcok foi construído na Croatia pelo estaleiro Uljanik de Pula.

fluvial : o porto autonomo de paris investe

O porto autônomo de Paris planeja expandir seu frete de contêineres e propõe aos operadores privados da região parisiense três novos terminais, em Limay, Montereau e Bruyères-s-Oise. O tráfego do porto autônomo de Paris aumentou 8,2% em 2006, alcançando 80.000 TEUs. O porto autônomo de Paris planeja investir € 28,3 milhões para dobrar a capacidade do terminal do porto de Gennevilliers, a oeste de Paris. Os portos de Paris, Le Havre e Rouen são associados em Paris Terminal com a finalidade de desenvolver o frete de contêineres no rio Sena.

A india nO PORTO DE LE HAVRE

Duas delegações indianas se seguiram para visitar a infra-estrutura do porto de Le Havre em poucos dias de intervalo. As visitas foram coordenadas por Le Havre Developpement, órgão de desenvolvimento das atividades industriais e logísticas da região de Le Havre. A primeira delegação indiana era composta por oficiais da administração marítima do Maharashtra e dos portos de Rewas, Dighi e Jaigad, enquanto a segunda era formada por representantes do grupo Reliance Industries, atuante no ramo do petróleo/energia.

o porto de le havre PRESENTE no salão “transport logistic” Em munique

O porto de Le Havre participou como expositor do salão “Transport Logistic” de Munique, entre os dias 12 e 15 de junho passado. A presença do porto francês na Alemanha foi destacada pelos profissionais da logística que lá ficaram atentos aos desenvolvimentos portuários europeus. Numerosos contatos foram agendados, com industriais alemães (BMW e BASF entre outras) e com operadores de plataformas logísticas das cidades de Duisbourg, Nuremberg e Stuttgart. Os esforços do porto de Le Havre no mercado alemão foram bem recebidos pelos operadores e visitantes do leste europeu. O transporte ferroviário foi a tônica do Diretor Comercial do Porto de Le Havre. Junto com o Diretor Comercial de Rail Link Europe promoveram a conexão direta entre o porto e a cidade de Mannheim.

O 11º Transport Logistic contou com 1.580 expositores e foi freqüentado por 47.000 visitantes.

Em 2009, a feira é programada para os dias 12 a 15 de maio.

São Paulo, 25 de agosto de 2007.

Para mais informações sobre nossas atividades, contate o escritório da nossa delegação no Brasil :

Jean-Pierre Bernard - São Paulo - Tel. : +55 (11) 51 81 22 18

www.lfcmanagement.net  -  LeHavre@lfcmanagement.net