B&A GESTION

Porto de Le Havre

Na Beira do Cais

NBC-07.011

forum china europa 2007 em le havre

No dia 11 de dezembro a ministra francesa da Economia, Christine Lagarde, inaugurou, na volta da sua viagem à Argentina, o Forum “China Europa” em Le Havre. Ela ressaltou a importância do Forum para aumentar o trade e equilibrar o intercâmbio comercial entre a China e a França.

O déficit da França na balança comercial com a China foi de  14 Mds em 2006. As exportações francesas para a China aumentaram de 12% ante 2006 enquanto as importações oriundas da China cresceram 18%.

O Vice-Ministro do Comércio chinês Guangzou Yu, presente em Le Havre, fez questão de alertar para a União Europeu não tentar refrear as exportações chinesas mais exaltou as empresas europeus para vender mais na China. Só inovação e R&D poderão melhorar o intercâmbio comercial entre os dois paises, disse ele, já que os produtos chinês de baixa e média valor agregado são evidentemente mais competitivos.

importações dA caterpillar frança PELO terminal ro-ro de le havre

A empresa Bergerat Monnoyeur, distribuidora francesa das máquinas de terraplanagem Caterpillar, instala em Le Havre um centro de importação e preparação de máquinas oriundas principalmente dos USA e do Brasil.
O tráfego representa umas 150 unidades por ano, com peso de até 90 toneladas. O centro fica junto ao terminal Ro‑Ro. As máquinas, uma vez personalizadas para cada cliente, são entregues por transporte rodoviário.

Três armadores, Hoegh, Wallenius e Grimaldi, efetuam este estratégico serviço Ro-Ro “High and Heavy”.

os prÁticos e o pah reforçam a sua parceria

Os práticos do porto de Le Havre e o Porto Autônomo de Le Havre reforçam a sua parceria, visando compartilhar o simulador de manobras portuárias, um aparelho único na França. A novidade é a possibilidade de simular uma nova configuração do porto, uma opção de maior interesse para o porto de Le Havre.

O presidente dos práticos de Le Havre, Xavier de Salins anunciou cinco medidas tarifárias para 2008, sendo, dentro delas, a manutenção das tarifas de 2007, uma tabela de preços especialmente adaptada ao “bunkering” e medidas para favorecer o transporte marítimo de curta distância (“short-sea”).

O serviço de praticagem de Le Havre é muito bem percebido pelos comandantes de navios : 61% dentre eles deram a nota 5/5 e 34% a nota 4/5. Assim sendo é a atividade com melhor avaliação entre todos os serviços oferecidos pelo porto e ela tem uma notação exemplar em relação às atribúidas aos seus concorrentes.

São 350 práticos nos portos da França e 50 em Le Havre. São grandes e diversos os desafios para esta dinâmica atividade de serviço público : técnico, financeiro e respeito com o meio-ambiente... Xavier de Salins destaca a o prosseguimento de um ambicioso programa de treinamento dos práticos e a definição de um padrão francês de praticagem reconhecido internacionalmente e ambiciona em 2008 receber em Le Havre o maior navio do mundo.

soget : novo endereço no porto histÓríco

A Soget, empresa de serviços informáticos que desenvolveu o sistema AP+ de gestão da cadeia logística adotado pelos portos de Le Havre e Marselha-Fos, mudou-se para os antigos Docks Dombasle. Soget dispõe lá de 2.600 m² onde correm 38 Km de cabos, representando um investimento de   4,3 milhões.

Uma parceria assinada em setembro de 2007 entre Soget e o Bureau Veritas permitirá oferecer novos serviços ás autoridades portuárias, empresas e aduanas no âmbito da segurança informática do comercio internacional, para cumprir as normas da Organização Mundial das Aduanas.

MODAL ferroviario nos trilhos do crescimento

Nos dez primeiros meses do ano, o transporte ferroviário no porto de Le Havre avançou 46% com respeito a 2006, alcançando 85 mil TEUs. O modal beneficia-se da liberalização do setor no território francês, permitindo que, ao lado do operador histórico SNCF, as companhias Veolia Cargo e Eurocargo Rail possam oferecer seus serviços para o porto de Le Havre. O bom desempenho do Terminal de France permitiu acrescentar 4 comboios aos 12 comboios diários. Também, se desenvolve o tráfego do parque logístico do Pont de Normandie, agora conectado à rede ferroviária.

Para adequar-se ao aumento do frete ferroviário, o PAH va duplicar a via de acesso de Port 2000, que contará com 10 vias nos dois próximos anos.

Três operadores oferecem um serviço ferroviário. São eles Rail Link Europe (CMA-CGM/Veolia Cargo), Naviland Cargo e Novatrans.

  • Rail Link Europe : Mannheim, Lyon, Marselha-Fos, Clermont Ferrand, Bonneuil-sur-Marne, Milão (início de 2008).
  • Naviland Cargo : Lyon, Bordeus, Paris-Valenton, Estrasburgo, Ludwigshafen, Cognac.

Suíça e Itália do Norte para oferecer alternativas a outros portos no primeiro semestre de 2008.

  • Novatrans : Itália do Norte.

São Paulo, Dezembro de 2007.

Para mais informações sobre nossas atividades, contate o escritório da nossa delegação no Brasil :

Jean-Pierre Bernard  -  São Paulo  -  Tel. : +55 (11) 51 81 22 18

www.lfcmanagement.net  -  LeHavre@lfcmanagement.net