B&A GESTION

Porto de Le Havre

Na Beira do Cais

NBC-08.002

Escala do vlcs eugen maersk no terminal de france

O armador Maersk aumentou a freqüência das suas escalas no Terminal de France em Port 2000, assim como o porte dos navios ali atendidos. No final de fevereiro foi a vez do VLCS Eugen Maersk, Very Large Container Ship da Maersk Line, ser atendido no terminal. Foi o maior porta-contêineres a escalar no porto de Le Havre.

O navio tem 397 m de comprimento e boca de 56 m e capacidade de 11.000 TEUs, dos quais 1.000 contêineres reefers de 40’. O motor Wärtsilä RT-Flex de 14 cilindros fornece 110.000 BHP.

O Eugen Maersk cumpre com os mais exigentes padrões de segurança e proteção ambiental.

Batizado em dezembro de 2007 no Odense Steel Shipyard, o Eugen Maersk é o último de oito sister-ships “E”.

obras e trÁfegos marítimos, a pleno vapor, juntos em port 2000

As obras da segunda fase de Port 2000 foram iniciadas no segundo semestre de 2007, com objetivo de duplicar a capacidade de Port 2000 com quatro novos berços.

A parede moldada da extensão do lado oeste do cais, com 1,5 m de espessura e 40 m de altura, já tem 162 metros completados dos 1.050 metros que correspondem a 3 novos berços. Do lado leste um novo berço está também em fase de construção.

Paralelamente, o tráfego dos dois terminais de Port 2000 está indo a pleno vapor. Mais de 1.060 navios foram atendidos desde a inauguração de Terminal de France, em abril de 2006, sendo 200 no Terminal Porte Océane ativo desde novembro de 2007.

um pólo de excelência marítima e portuária em le havre

O leadership do porto de Le Havre no que tange a tráfego de contêineres na França proporciona uma nova dinâmica de formação do pessoal marítimo e portuário.

A Escola da Marinha Mercante ENMM, atualmente localizada longe do porto, poderia passar a ter capacidade para 1.000 á 1.200 alunos daqui a cinco anos, com sua instalação no bairro das docas de Le Havre.

Foi também levantada a idéia de um pólo de pesquisa e ensino superior dedicado a assuntos portuários e marítimos e á logística.

O pólo poderia incluir o Institut Portuaire d'Enseignement et de Recherche (Iper), o Institut Supérieur d'Etudes Logistiques (Isel), o Master de Direito Marítimo, o Master de Direito de Atividades Portuárias, a formação de “Ship Surveyor”, o Laboratório de acústica submarina, o Laboratório de Gestão de Crises, etc...

No âmbito da CCI Câmara de Comércio e Indústria, o IPER, Instituto Portuário de Ensino e Pesquisa, forma anualmente executivos portuários do mundo inteiro, com a supervisão do Porto Autônomo de Le Havre.

A CCI oferece também um Master em Supply Chain Management com a Business School de Normandia.

PRESENÇA DOS PORTOS FRANCESES NA intermodal south america 2008

Pierre-Yves Collardey, Diretor de Marketing e Comunicação e  Linda Douet, Responsável para as Américas do Porto de Le Havre, estarão presente na Intermodal South América 2008 para apresentar a oferta logística atualizada do porto.

O espaço Portos Franceses reunirá, como em 2007, os portos de Le Havre, Nantes, Rouen e Dunquerque.

Compartilharemos o nosso estande com a empresa de logística francesa SDV Brasil.

 

Ficaremos na interseção das ruas 7 e E/D, N°B26/27/28.

 

A Intermodal 2008 ocorrerá entre os dias 15 e 17 de abril no Transamérica Expo Center em São Paulo.

São Paulo, 7 de março de 2008.

Para mais informações sobre nossas atividades, contate o escritório da nossa delegação no Brasil :

Jean-Pierre Bernard  -  São Paulo  -  Tel. : +55 (11) 51 81 22 18

www.lfcmanagement.net  -  LeHavre@lfcmanagement.net